Final de Freestyle Big Show Sprite 2002

21/12/2002

Cá estamos nós mais uma vez para saciar a vossa sede de info Hip-Hop angolana e manter-vos informados sobre o que se vai passando por cá. Ya ya nós já sabemos, estamos atrasados... mas mais vale tarde do que nunca. Se quiserem info rápido é melhor comprarem bilhetes pra nós e carregarem com a máquina.

Nós (Mário Pinho, Preto, Giriandi, Ndombe C, Thug Sil e Nigga C entre outros) chegamos ao local do espectáculo, o famoso Lg. do Ponto de Reencontro por volta das 17:50, 50 minutos dpois da hora marcada para o início do espectáculo. Mas isso já não é novidade, o atraso em qualquer tipo de evento está a tornar-se um terrível hábito já que só começou a encher dpois das 18h30.

O espectáculo começou às 18h10 com Big Nelo como apresentador anunciando as atracções para o espectáculo num palco "bonitinho" com muita luz e uma boa elevação e um projector ao lado que só estava a fazer figura. A primeira actuação foi de Kissaka, um dos participantes do concurso de freestyle que feliz/infelizmente não conseguiu ganhar nenhuma das edições. Seguiram-se Nigga Shi, LU Squad (grupo que veio da Suíca com um inglês do Dubai). Às 18h30 foram apresentados os júris do concurso: Gangsta Du, Afrokett, Jeff Brown e Paul G (que apareceu mais tarde); e os concorrentes: The Night na Galáxia Eminem, Damage MC, Extremo Signo (t.c.c. Lamúrias), Lil' Jorge, Boy G (que sem dúvidas era o preferido do público, levou o bairro todo.) e Ivo.

O concurso começou com a 1ª Semi-Final com The Night na Galáxia Eminem, Ivo e Damage MC no beat dos Beatnuts - Off Tha Books. Antes da 2ª Semi-Final actuaram o grupo cómico Zenu Kwelela, Afromen com as suas habituais líricas cómicas, "Ta Calor" e uma música nova que fez o público vibrar, os Mestres (que 2º Big Nelo têm um album que nunca ouvimos falar), Dona Kelly e Fatha Mack.
Na 2ª semi-final concorreram Lil' Jorge, Boy G e Extremo Signo c/ o mesmo instrumental. De cada uma das meias finais deveriam passar dois concorrentes mas na 2ª final houve um empate entre Extremo Signo e Lil' Jorge em que seria decidido quem ficaria pra trás. No desempate o freestyle foi com tema em que Extremo Signo ficou com o tema luzes e Lil' Jorge com o tema som. Para nós Lil' Jorge foi melhor, mas verdade seja dita, luz é um tema muito estranho ya!?...
A seguir actuaram Duplo V (nessa altura o projector já dava sinais de vida) e New Crew (grupo de um dos vencedores (Jorge) da 1ª edição do concurso que ganhou uma produção da Virtual Sound). E foi por essa altura (20:10) que o espectáculo teve um dos momentos baixos. Aconteceu o que mais tarde ficou conhecido por "corridas"... Muita gente começou a correr do meio do Largo a fugir de não se sabe o quê, todos outros que os viam a correr corriam também (incluindo nós) o mais longe possível do Largo, uns puxavam outros pra fugirem mais rápido, passavam até por cima de carros, pessoas caíam e quem tivesse esse azar era pisado, como foram alguns deficientes físicos. O espectáculo parou por algum tempo e nós dispersamo-nos. Quando nos reagrupamos tentamos apurar o que se tinha passado mas foram muitas as explicações, uns diziam que era um carro, outros alguém com uma granada, com pistola, pessoas com cães etc. Resultado dessa primeira corrida, pessoas que perderam sapatilhas, documentos, os chinelos (como Nigga C) e Giriandi chegou à casa a cheirar a cerveja. Quando a adrenalina baixou voltamos ao espectáculo e Esquadrão 8 estavam no palco (com música nova) e o projector já estava a funcionar. Seguiu-se Cool Cleva, um dos apresentadores do programa que não subia ao palco há muito tempo.

Às 20h30 foram anunciados os concorrentes que passaram para a fase seguinte: Damage MC, Ivo, Lil' Jorge e Boy G.
Nessa fase o instrumental foi o de LL Cool J - 4,3,2,1 (granda beat) começou Lil' Jorge com o tema Sprite, logo dpois foi a vez de Boy G com o tema Big Show, Damage MC com o tema Coca Cola e Ivo com o tema Rádio Luanda. Pra dar um tempo para o júri decidir quem ficava, actuaram Killah Hill, Marita Venus e Heavy C e enquanto actuavam, Heavy C pediu pra subir o beat e... BOOOOOMMMMM, a dica tipo que queimou. Passados 5 minutos o mambo continuou, com Marita Venus seguida de Army Squad, Heavy C e Negro Bué (com o "BBoy" Sunga a dar o seu Show).

21h20 foram anunciados os finalistas: Lil'J, Damage MC e Boy G. Com o instrumental de Gangstarr - Full Clip e sem tema começou Damage MC, dpois Boy G e Lil' Jorge. O tempo na final foi maior, aprox. 5 minutos. Algo muito engraçado começou a acontecer nessa fase, o público começou a fazer freestyle com o Boy G, mas afinal é música ou freestyle????? Seguiu-se Lil' J que lançou umas dicas pro Boy G. Na final das finais, Boy G vs. Lil' J, Lil' J começou dizendo que já descansou toda vida e mais uma vez lançou dicas ainda + fortes para o Boy G. A seguir foi Boy G que começou logo a romper o Lil' J mas durante o seu freestyle ele foi interrompido por Big Nelo pedindo que evitasse usar palavras obscenas (....). A partir daí foi queda total, Boy G APAGOU, e começou a repetir rimas e frases completas (muitas), o público começou a fazer freestyle com ele e começou a ser apupado (uuuuuuu, foraa, foraaa, etc) e no fim, os fans dele começaram a ir embora, viram que a situação estava crítica. O juri reuniu-se e enqto isso actuaram Fatha Mack, Consciência Activa (que lançaram um disco bué malaique). Às 22h quando Big Nelo ia anunciar o vencedor do concurso...mais uma vez correr, correr a fugir de nada, e dessa vez até garrafas voaram, duas vezes. 15 minutos dpois, qdo a adrenalina caiu, já tinham anunciado o vencedor: Lil' J, que fez mais um freestyle com Boy G. E foi o fim do espectáculo...

Em resumo foi um bom espectáculo em que quase tudo prometido foi entregue, já que foi anunciado que MC K e Grande L iam actuar, mesmo antes de começar o espectáculo e não actuaram, pelo que ficamos a saber nem sequer foram contactados para participar no espectáculo. Algo de diferente (e bom) que se notou nesse espectáculo foi uma maior participação do público, quem já foi a espectáculos na banda sabe que o pessoal aqui é bué "concentrado", mas nesses espectáculo estavam muito animados, esperamos que continue assim. Na nossa opinião o vencedor foi bem escolhido e não havia ninguém melhor e sem dúvidas Boy G foi para a final por causa apenas da sua grande popularidade e saídas cómicas bem preparadas no cubico. Quem costumava ir ao Makarenko às 6ªs feiras sabe da estória em que Boy G começou a fazer freestyle e qual foi a supresa... os freestyles eram igualzinhos aos da rádio, sempre as mesmas rimas tipo K7 auto-reverse, qdo chegava no fim, voltava tudo de novo, hehehe. Lil' J deu provas da sua capacidade de improviso, apanhando dicas bem no momento, vocando pro juri, pro público, pro DJ falando de dicas que o ppl a frente mandava falar, e tudo bem rápido enquanto Boy G vocava nas calmas, pensava muito tempo e só chutava "rimas binárias" [a/a b/b c/c] (tão a ver ne??).
Sem dúvidas as dicas malaiques foram as correrias que por lá houveram, em q muita gente se aleijou, foi pisada, perdeu chinelos, sapatilhas, documentos, mas estava fora da organização. Coisas do género são de se esperar num espectáculo de borla e com tanta gente. Mas mesmo assim via-se de vez em quando um carro da polícia passeando pelo largo, já deu pra intimidar. Felizmente não houveram ferimentos graves.

No final de tudo: Nigga C sem um chinelo, KQOVEIRU com umas feridinhas no braço (muita gente saiu pior) e ainda pra mais voltou pra casa sem relógio (não sei se foi roubado ou caiu), Giriandi chegou a casa a pensarem que andou na chuparia; e a satisfação pelo nosso amigo ter ganho.

 

<<<Notícias