Onjango - Identidade Elaborada

10/07/2002

Ya, essa é uma daquelas dicas que merece ser divulgada.

Um grupo de 8 MC's e uma cantora de soul, com "as mentes numa só direcção"  que se denominam Onjango, estão a preparar um trabalho com o título Identidade Elaborada. Foi-nos enviado um pequeno texto descrevendo o preojecto.


Onjango: Identidade Elaborada

A palavra Onjango pertence ao vocabulario de duas linguas angolanas, o Umbundu e o Kimbundu, que são linguas aparentadas, ela significa entre outras coisas o local de reunião, o local de reunião, o local de serão, onde se debate, se aprende e se ensina.

Antes de começarmos o dito projecto já possuiamos um local de encontro onde era comum debatermos, lermos e ouvirmos música, por isso quando iniciamos o projecto pensamos honrar o lugar que sempre nós serviu de abrigo, a casa do Conductor, o nosso Onjango onde as ideias todas do projecto foram elaboradas, apresentadas e executadas.

Identidade Elaborada é o nome da compilação, baseado nas ideias de nossa busca pelas nossas raizes e da tentativa de na diáspora recriarmos a nossa identidade, então este album é uma busca de quem somos? de onde viemos? e do que queremos? Elaboramos uma identidade pra nós, baseada na premissa de que somos "emigrantes africanos".

O album reflete a universalidade do que é ser africano, dentro e fora de Africa, a sua historia, os seus valores, o seu contributo pra evolução da humanidade, os problemas da juventude africana na diáspora, a problemática da identidade cultural, as necessidades de afirmação da nossa africanidade, direitos das minorías étnicas emigrantes na Europo e de um modo geral o que é ser emigrante africano em Portugal.

O album conta com a interpretações individuais e em grupos com 8 mc's e uma cantora de soul. Como podem verificar na lista a seguir:

1. Abdelkar - Abre os olhos
2. Verídico - Quem somos nós?
3. Conductor, O Revolucionario, PM & DonVito - Despertar Lisboa
4. Poeta de Rua - Raizes de África
5. Nkwa Kobanza com Beto S. - Ya Mwiji Wami
6. PM - Ainda nas dificuldades
7. DonVito, Poeta de Rua & Abdelkar - Se eu fosse
8. O Revolucionario com Nyashia & Beto S. - Patriota, Revolucionario e Africanista
9. DonVito - Carta ao amigo
10. Conductor - Ser Inserido
11. Nkwa Kobanza, Veridico & PM - Kuando xeguei a tuga...
12. Nyashia - Semente da vida
13. Nkwa Kobanza, Abdelkar, O Revolucionario & Conductor - Planeta África

Não existe ainda uma data prevista para o lançamento, ou possivel apresentação, da compilação estando tudo dependente de questões de ordem técnica e financeira.

05/07/2002
António Fernandes
Andro Del Pozo


Fotos

Ikonoklasta | Revolucionário & Conductor