Entrevista: Raf Tag #3

Raf: Epah, queres saber quem são os meus aliados?? Temos o RefKon 100 Alpied que é o produtor do meu próximo mambo, produtor da Poltersonik, temos o Tony que não é MC, não é nada, mas é um amante do Hip-Hop, temos o Armadura Humana a.k.a. Armadura Desumana que é também da label Poltersonik, a label mais suja do mundo. Dpois temos Mistério Supremo que já vem comigo desde os meus tempos da Double Face Cache e o Máscara Negra que juntos fazem as Pragas, Reverendo Neblina Cerebral, Bob Da Rage Sense a.k.a. Macrobiótico, que é o meu primo e há de lançar o disco dele produzido pelo Samurai, Hemoglobina, Infinite Crew, AC (Arsenal Consciente) que é um graff writer, Tânia que é também graff writer, o DJ Samurai, tem o meu puto BZB, que significa Belzebú, tem ainda o Roseno dos Absolutos e muitos mais niggas que nesse momento estão no anonimato mas hão de aparecer.

Prov: Quais os teus pensamentos sobre o Hip-Hop cá na banda?

Raf: Relativamente ao Hip-Hop, eu não vejo o Hip-Hop como simplesmente música. Relativamente ao Hip-Hop eu não vejo graffiti, relativamente ao Hip-Hop eu não vejo break dance, relativamente ao Hip-Hop eu não vejo DJ's aqui, portanto o Hip-Hop aqui é um embrião que está a nascer, relativamente ao RAP, eu vejo muitos grupos de Rap, mas praí 20% bom e os restantes 80% todos lixados, o Rap aqui ta passar uma fase má. Mas eu acho que Angola na minha opinião é a meca do RAP em português, por mais que aqueles gajos lá falem... eu por exemplo, não oiço RAP em português tirando os Mind a Gap, o RAP aqui tem tudo pra dar, só que não estão a dar apoio a quem merece realmente o apoio, e dpois há mtas pessoas que desistem antes do tempo, por isso é que se está a passar uma crise, só se da valor a quem não merece valor por isso é que saem disco que só vão ganhar pó nas prateleiras, outros não ganham põ nas prateleiras mas lá dentro o sonoro deles equivale a uma K7 virgem, porq n dizem nada. O Hip-Hop aqui ainda tá dentro de um útero, e um útero que tá muito fobado.

Prov: Dizes que gostas do rompimento... Houve aí uma fase em q estava muita gente a dizer que era contra o rompimento e que o rompimento era uma dica malaique e tinha que parar. O que tens a dizer sobre isso?

Raf: Rompimento não é bem o que as pessoas pensam, porq rompimento não é mais do que um termo que as pessoas criaram cá em Angola para freestyle de batalha mas só que a gente em vez de usar o termo americano Battle a gente introduziu o rompimento. Romper o que é que é? Romper é travar, parar e esse mambo e a gente quando faz rompimento, é mais ou menos uma disputa, uma disputa verbal entre pessoas pra ver se consegues fazer bloqueio as ideias dele e levar as tuas avante, e quem não faz rompimento, quem não faz freestyle não é MC, digo mesmo de boca aberta. Porq é tudo muito bonito, tu dizeres que és MC, escreveste a tua letra e gravaste, mas como é que eu tenho a certeza que a letra é mesmo tua ou que não foi copiada de algum sítio? é no freestyle/rompimento que a gente vai ver realmente quem tem colhões e quem não tem, quem sabe representar e rompimento é isso é "represent/improvise", matar,  fazer o outro gajo ficar embasbacado, não aguentar, desistir de cantar e ir pra casa, lavar os pratos, sei lá, há tanta dica aí pra fazer a cidade está cheia de buracos, epah, em vez de cantar vão tapar os buracos da city. Rompimento é a alma do RAP, tudo tem batalha, a vida é uma batalha, até pra se conseguir um emprego tem q se batalhar, tens q estudar, porq que no RAP haveria de ser diferente? não pode.....................................................


Depois dessas dicas, a conversa continuou com RefKon 100 Alpied e Armadura Humana, falando sobre as produções e como o trabalho da Poltersonik será muito diferente dos ISHING, e as ideias sobre o Hip-Hop aqui na banda, mas essas dicas ficam pra outra ocasião, até porq eu já tou cansado de escrever...

Quanto à obtenção dos discos, há que esperar porq DJ Samurai mandou por volta de 10 cópias apenas, pra distribuir entre os kambas. Ficou a promessa de serem enviadas mais cópias.

As críticas de Ikonoklasta já tão feitas e poderão lê-las daqui a uns tempos.

Mantenham a sintonia...

2ª Parte

Notícias

Copyright 2002 provisorios.tripod.com